O Amigo Imaginário e Outras Fantasias
Quem não se lembra de brincar ao faz-de-conta?! Brincar ao faz de conta faz parte da primeira infância de todos! Além de ser divertida e criar memórias duradouras, estas brincadeiras tem um papel importante no desenvolvimento saudável de um bebé ou criança pequena. Senão vejamos:
1 – O brincar ao faz-de-conta é coisa muito séria
Para as crianças pequenas e apesar de poder parecer só uma brincadeira, pode envolver extrema complexidade e possibilitar aprendizagens surpreendentes que de outra forma podem ficar por desenvolver.
2 – O assumir outros personagens
Quando o seu pequenote se interessa em assumir o papel de um certo personagem, ele está a desenvolver as suas habilidades sociais e emocionais, incluindo a empatia, ao colocar-se no lugar do “outro”. Para além disso , ele vai estimular o pensamento crítico na dança interessante entre a ação e a reação que ele vai ajustando à história que está a inventar. E, claro não esquecer que nestas brincadeiras há sempre muita conversa o que estimula o desenvolvimento das suas competências ao nível da linguagem e comunicação.
3- Mais do que aprender a socializar
Este tipo de brincadeiras além de desenvolver habilidades sociais e emocionais, o pensamento crítico e a comunicação, pode também ser uma excelente ajuda no gerir/enfrentar melhor os seus medos, tão característicos desta idade.
4- Entender um mundo que para eles é novo
O faz-de-conta ajuda-os também a ter uma melhor compreensão do mundo, porque ao usar a imaginação, isto vai permitir que experimentem e interpretem diferentes tipos de “papéis” . Talvez por isso a fantasia mais recorrente nesta faixa etária seja a de um amigo imaginário?
Algumas ideias para promover o Faz-de-conta
Dar tempo: Em vez de preencher todas as horas disponíveis da criança com atividades, é importante dar oportunidades para a criança poder brincar sozinho, isto é importante promover a sua criatividade.
Brinquedos simples: Todos os brinquedos mais elaborados, com luzes, botoes ou sons, vão impedir o faz-de-conta, porque vão fazer o” trabalho todo” pelo bebé. Então o ideal será escolher brinquedos mais simples, para que o seu bebé se divirta a criar sons, e inventando movimentos, estimulando a sua criatividade.
Livros: Os livros são excelentes para incentivar o faz-de-conta! Ao ler e contar histórias, vai apresentar novas personagens e novas situações o que vai estimular a sua criatividade.
Desempenhe um papel: Sinta-se à vontade para participar no faz-de-conta do seu bebé mas não se esqueça: ele tem que ser o lider e você segue as pistas dele.
Todas as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, mas geralmente começam a brincar ao faz-de-conta por volta dos 3 anos. Os efeitos positivos podem durar a vida inteira, por isso encoraje seu filho em brincadeiras conjuntas.
Divirta-se com ele!