“All they need is love…”
No Sábado, a convite da Mustela, fui até ao Hospital da Luz falar sobre o Sono na conferência “Grávidas e Mamãs”. Estas questões do sono, que muito preocupam os Pais, levam-me sempre a um outro tema (por vezes polémico): o colo.
Se se recordam, o Colo foi o tema que escolhi para o lançamento do meu blogue porque considero absolutamente essencial! E não me canso de dizer:
Não há bebés estragados, o mimo não estraga e não há razão nenhuma para não pegar ao colo o seu bebé SEMPRE que ele chora!!
Um estudo apresentado pela revista Applied Developmental Science, constatou que, mimo, uma infância positiva com muito carinho e tempo de qualidade são os ingredientes essenciais para adultos saudáveis e com melhores competências!
Já muitas pesquisas têm concluído que o mimo e o contacto pele com pele têm efeitos muito positivos com bebés prematuros mas agora os investigadores concluem que esses efeitos positivos se prolongam pela vida fora até à idade adulta!!
Esta pesquisa também põe fim a um antigo debate – agora você pode dizer à sua mãe, à sua sogra e a todos aqueles que gostam de dar palpite, que não é possível “estragar” o seu bebé só porque lhe responde e pega nele ao colo sempre que ele chora!
Na verdade, não só é impossível estragar um bebé, como também é garantido que se irá “arruinar” o seu desenvolvimento cerebral, se o deixar chorar!
O que os pais fazem nesses primeiros meses e anos vão realmente afetar a forma como o cérebro vai crescer para o resto de suas vidas, por isso: muito colo, toque e embalo, que é o que os bebés esperam. Eles crescem melhor assim porque é para isso que estão preparados.
Este tipo de comportamentos dos pais mantém os bebés mais calmos, porque todos os tipos de sistemas cerebrais estão, nos primeiros anos, a definir a forma como se irão conectar e funcionar para o futuro. Se se deixar os bebés a chorar muitas vezes, esses sistemas vão facilmente disparar um funcionamento de stress tóxico.
O Mimo não estraga o seu filho. Muito pelo contrário!
Na ForBabies somos a favor do contacto: pele com pele, palavras ao ouvido, olhos nos olhos, troca de cheiros. O seu filho desenvolve-se com o seu toque e, repito, não há razão nenhuma para não pegar ao colo o seu bebé SEMPRE que ele chora!!!
Na minha consulta com o bebé, damos este e outros conselhos que desmistificam a maternidade/paternidade e acalmam os pais. Ajudamos a construir um futuro melhor… e o mundo agradece.
Agora, toca a dar MUITO colo e MUITO mimo ao seu bebé!