A viagem de férias… com o bebé
Verão é normalmente sinónimo de férias em família, de visitar familiares noutras zonas do país, conhecer novos locais e paisagens. Para quem tem bebés, é importante preparar a viagem para que possa retirar o maior partido das férias e não ficar mais cansado no final do que quando as iniciou.
Seguem algumas dicas simples que o(a) vão ajudar:
Tente manter a rotina do bebé
As crianças gostam de rotina e tendem a comportar-se melhor quando têm um sentido previsível de ordem. Por isso, sem se tornar um escravo do relógio (o que iria gerar mais stress), tente pelo menos manter a mesma rotina no que diz respeito aos horários de alimentação e sono do bebé. Um bebé descansado e de barriguinha cheia está muito mais bem disposto!
Conheça os limites do seu bebé
Para isso, evite longos trajetos, caminhadas ou até mesmo ir às animações do seu hotel se o bebé está a dar sinais de irritabilidade, de sono ou de fome. Se estiver na hora da soneca, tente que ele durma para se restabelecer. Lembre-se que os bebés têm períodos de atenção muito curtos e lhes é difícil “aguentar” quietos ou parados num local por muito tempo.
Mantenha o bebé curioso
Leve livros, papeis e lápis (para os maiores) ou pequenos brinquedos no carro, no restaurante, no avião ou onde quer que estejam. Quando os bebés estão entediados, eles tendem a exteriorizar a sua frustração, ficando rabugentos, por isso tente manter o bebé ocupado. Melhor ainda se oferecer os brinquedos novos, ou que o bebé já não brinque há algum tempo. Não jogue os trunfos todos de uma vez, vá revelando as surpresas ao longo da viagem para o manter interessado.
Experimente a dupla fralda
Se a viagem de carro ou de avião vai ser longa, considere colocar duas fraldas (uma sobre a outra) ou levar uma fralda do tamanho acima, para evitar que o bebé fique desconfortavelmente molhado. Esta técnica funciona bem durante a noite para evitar despertares.
Tenha alguns snacks sempre à mão
Todo a gente fica irritada quando está com fome ou sede. Aqui pode embalar mais coisas do que acha que vai precisar para prevenir as situações de atraso.
Se vai andar de avião experimente dar mama ou biberão ao bebé no momento da descolagem e aterragem para evitar as terríveis dores de ouvidos. Nos mais velhinhos ajuda beber ou mastigar qualquer coisa nestes momentos.
Por último mas não menos importante: Nunca se esqueça do ursinho ou mantinha do bebé.
Ter esse pequeno grande conforto de casa quando o bebé está num novo local ajuda-o a sentir-se “em casa”, feliz e mais seguro.
Boa viagem e boas férias!