A Páscoa pode ser divertida, mesmo com distanciamento social
Chegámos à época mais doce do ano, em que o tempo começa a aquecer, as flores a desabrochar e a Páscoa a chegar… Isto torna o coração quentinho, concorda?
É verdade que este ano provavelmente terá que adaptar um pouco as tradições familiares, porém, mesmo com o necessário distanciamento social e confinamento, é possível passar uma Páscoa agradável e até divertida.
Eu mostro-lhe como.
Existem vários jogos e atividades que se podem fazer em família, mesmo dentro de casa, e também algumas tradições que podem ser adaptadas, como os grandes almoços de família. Seguem algumas dicas práticas:
Caça aos ovos
Muitos de nós costumávamos levar os miúdos para um grande parque e escondíamos os ovos de chocolate, dando pistas para eles procurarem. Pode manter este jogo, caso seja um parque grande que permita o distanciamento social. No entanto, se isso não for possível, pode também aproveitar o seu quintal, o prédio, ou mesmo as diferentes divisões da casa. As pistas podem ser escritas ou desenhadas, ou ainda, transmitidas numa vídeo chamada. De uma maneira ou de outra, os mais pequenos adoram este jogo super dinâmico e familiar.
Bolinhos da Páscoa
Outra tradição inesquecível e saborosa é reservar uma receita que seja especial para a Páscoa. Pode fazer em conjunto com os seus filhos. O ideal é que sejam bolinhos, por exemplo, em que consegue fazer formas de coelhos, ovos, flores, etc. e levar ao forno.
Contar histórias alusivas à época
A ideia é ler ou mesmo contar histórias que tenham como temática a Páscoa, coelhos, ovos mágicos ou mesmo a Primavera. Se tiver dons interpretativos, melhor ainda… garanto que os miúdos não vão tirar os olhos de si enquanto conta a história.
Dar um presente especial
Compreendo que não seja possível para muita gente, mas se já tinha prometido um amiguinho de 4 patas ao seu filho, porque não aproveitar o dia de Páscoa e oferecer-lhe um coelhinho?
Decorar ovos
Os trabalhos manuais são sempre uma atividade chave para tempo passado em família. Neste caso, pode decorar os ovos, usando diferentes tipos de tintas, purpurinas e outros materiais…dê asas à criatividade! Posteriormente, podem até ser os mesmos ovos utilizados na “caça aos ovos”.
Assistir a um serviço religioso online
Para muitas famílias, esta é uma tradição muito importante e que, em tempos de distanciamento social, se torna bastante desafiante. Contudo, já existem muitos destes serviços religiosos a fazê-lo de modo online. Pode partilhar este momento com os seus filhos, relembrando-lhes do que trata esta época e a importância de generosidade e gratidão.
Colher flores e fazer grinaldas
Este seria uma espécie de 2 em 1. Pode aproveitar e caminhar pelo parque ou bosque (sempre com o devido distanciamento social) enquanto procuram as mais bonitas flores da Primavera. A ideia é utilizá-las para enfeitar a mesa do almoço de Páscoa, ou, porque não, fazer lindas grinaldas para usar na cabeça? Não se esqueça de tirar umas fotografias para recordar mais tarde.
Almoço de Páscoa adaptado
Este é um dos pontos que pode causar mais stress, ou até alguma tristeza, por não ser possível ir ter com os avós ou a restante família, para o grande almoço de Domingo. Se não quer preparar um grande almoço, seja por que razão for, descomplique e encomende. Existem vários restaurantes locais que precisam de ser apoiados, principalmente nesta fase, e que têm excelente qualidade. Porque não encomendar o almoço e usar as horas que ia gastar na cozinha, a brincar com os seus filhos?
Outra dica é diversificar o local da refeição. Se tiver um terraço ou uma boa varanda e estiver bom tempo, podem até almoçar lá fora. Se tiver mais gente em casa, isto ajuda a que circule o ar, minimizando a possibilidade de contágio.
Use e abuse das vídeo chamadas
Hoje em dia os ecrãs de telemóvel têm uma imagem tão boa, que é quase como se pessoa estivesse perto de nós. Já pensou em reservar um lugar na mesa para o telemóvel ou computador e fazer uma vídeo chamada enquanto almoçam, ou durante a tarde, com quem não pode estar presente?
Estas são apenas algumas ideias de como pode tornar esta fase, que pode estar a ser mais complicada este ano, numa coleção de bons momentos passados em família e que ficarão guardados da memória e coração de todos, principalmente dos mais pequeninos.