A importância de ler para as crianças hospitalizadas
Como a leitura pode proporcionar benefícios às crianças que enfrentam internações hospitalares bastantes longas?
Os nossos amigos da associação Wellbeing of Children in Healthcare vão fornecer algumas dicas importantes sobre como os pais podem melhor preparar os seus filhos e tornar a experiência muito menos assustadora.
A importância de ler livros com o seu filho no hospital
A leitura é uma daquelas atividades que podem ajudar a normalizar uma experiência que pode ser tudo menos normal. Visões desconhecidas, sons e cheiros, muitas pessoas diferentes e novas rotinas para se acostumar, isto tudo junto pode ser um momento de muito stress tanto para os pais, como para os filhos.
A leitura é conhecida por reduzir o stress e ter um efeito calmante. Então se não puder estar sempre ao lado do seu filho, enquanto ele está internado, pode sempre perguntar aos voluntários do hospital, se algum deles possa ler para ele na sua ausência.
A leitura pode ajudar a preparar a si e ao seu filho para a hospitalização.
Para crianças muito pequenas, pode ler para elas Maisy Goes to Hospital ou Jessica’s Xray, que são ótimos livros tanto para elas, como para famílias. Escolher sempre livros com fotos ou ilustrações, juntamente com um texto útil para apresentar e preparar as crianças ao ambiente hospitalar, ao papel dos profissionais de saúde, aos equipamentos hospitalares e procedimentos. O seu filho vai adquirir uma maior familiarização com o hospital, e com a jornada que ainda está por vir, o que pode realmente ajudar a reduzir o medo e o stress.
E lembre-se, que o seu filho gosta de ler vários tipos de livros, ou seja, pode e deve ler livros que nada têm haver com o hospital. Eles vão atuar como um grande desvio da experiência hospitalar. As crianças mais novas valorizam o conforto da leitura quando um adulto é atencioso, e os livros podem ser usados como ponto de partida para a conversa, o que vai aliviar o tédio e ocupar o tempo de uma forma divertida.
E claro, como pai ou mãe, vai querer estar bem informado sobre o que lhe espera. Quer se trate da hospitalização na infância, ou de uma doença crónica, certifique-se sempre de encontrar um livro útil para o ajudar a orientar. Um excelente livro que ajuda a entender como é uma experiência hospitalar é o Help! My Child’s in Hospital: A parent’s survival guide. Para doenças crónicas, aconselhamos o livro Extreme parenting: parenting your child with a chronic illness.
A visão dos profissionais de saúde
Os Profissionais de saúde reconheceram que investir nos primeiros anos da vida de uma criança trará benefícios para o resto da vida toda. Quando pensamos em profissionais de saúde, não pensamos que eles estão interessados na leitura das crianças, mas pesquisas dizem que a qualidade da leitura e experiências na primeira infância pode melhorar a sua saúde futura, desenvolvimento e felicidade.
Ao ler para os seus bebés ou crianças, os pais não estão apenas a conectar-se com os filhos, durante esse tempo de leitura, também estão a reduzir o stress e ainda a ajudar no desenvolvimento do cérebro da criança.
Pesquisas apontam para os vastos benefícios da leitura desde o nascimento. Além de promover o desenvolvimento do cérebro, habilidades de linguagem e vocabulário, também pode desenvolver habilidades de saber ouvir e memória.
Por falar em saber ouvir, já conhece as nossas Tiny Talks?