12 meses depois o sono voltou a descambar… Afinal o que se passa?
O seu bebé tem 12 meses e está a aprender novas habilidades: sentar, gatinhar e andar. Há tanto para aprender que dormir lhe parece a maior perda de tempo. Tantas capacidades novas para pôr em prática! “Mas ele até andava a dormir bem…” dizem vocês. Pois é! Aqui vamos nós para mais uma regressão do sono. Depois da regressão dos 4 e dos 8 meses, chegou a vez da regressão dos 12.
Aos 12 meses possivelmente o seu bebé já gatinha, poderá começar a dar os primeiros passos e a levantar-se sozinho. É normal que acorde várias vezes durante a noite para treinar as suas novas capacidades e que depois volte a adormecer. O desenvolvimento cerebral nesta fase é abismal e compreende muito processamento de nova informação o que, apesar de ser esperado e ser sinal de que o seu bebé se estar a desenvolver de forma expectável, pode originar alguns despertares noturnos quando, por exemplo, o bebé no meio da sua ginástica noturna bate com o pé ou com a mão no berço ou até quando se sente demasiado “preso” nas mantas, impossibilitando o seu movimento. São vários os saltos no desenvolvimento que podem perturbar o sono do bebé nesta fase. Nomeadamente ao nível psicológico, já que nesta fase o bebé começa a caminhar, o que representa o início da sua autonomia e portanto a capacidade de ele “tomar decisões” nomeadamente…”não quero dormir!”. Já compreendeu que pode estar tranquilo mesmo que as suas figuras de segurança não estejam por perto, especialmente a mãe. Os períodos de separação podem ser vividos pelo bebé como uma oportunidade para conhecer pessoas novas, o que pode representar uma fonte de diversão e aprendizagem. Nesta idade nada melhor do que ajudar o bebé a sentir-se seguro e feliz, particularmente quando está longe dos pais. Apesar de tudo, o bebé ainda precisa muito dos pais, mesmo na hora de dormir. Uma relação responsiva, com muito afeto e rotina é essencial para o bom desenvolvimento do padrão neuronal do sono do bebé.
É também por esta altura que o bebé pode começar a imitar os comportamentos dos outros, a aumentar o seu vocabulário, a compreender instruções simples e a rabiscar. É normal que todos estes avanços, cognitivos e motores, tenham impacto no seu sono.
É normal o bebé ainda necessitar da mamã ou do papá para adormecer, se pedir muito colo ou maminha. Não podemos esquecer que tem apenas um ano e que ainda não tem capacidade para se auto-regular sozinho.
Sabemos que esta é uma fase que pode ser complicada para os pais, que podem já estar a sentir na pele grande privação de sono (e que se sentem perto da loucura!) mas faz parte do desenvolvimento normal do sono do bebé e que brevemente tudo melhorará novamente.
Se esta fase estiver a prolongar-se por muito tempo ou estiver com dificuldades em gerir todas estas alterações, nós estamos cá para ajudar!
Para conhecer melhor o sono do seu bebé, poderá consultar o vídeo no nosso canal do Youtube ou então no nosso artigo do blog.
No caso de continuar a sentir-se “à beira de um ataque de nervos”, relembro que temos pensada para si a nossa Consulta de SOS Sono para estratégias adaptadas a cada família, que certamente irão ajudar a ultrapassar este período de forma gentil e respeitosa.